Conselho de Juventude do Recife vai promover formação itinerante nas comunidades

0

O Conselho de Políticas Públicas de Juventude do Recife, do qual o Mirim Brasil faz parte, vai promover uma formação itinerante em comunidades da cidade, com foco no Estatuto da Juventude, lei federal que entrou em vigor em  2013 e que determina os direitos dos jovens (pessoas entre 15 e 29 anos de idade), além de princípios e diretrizes das políticas públicas de juventude. 

Serão realizadas já a partir deste mês atividades em duas comunidades de cada uma das seis RPAs (Região Político Administrativa) da capital. “As formações vão ajudar a estimular a discussão sobre o estatuto nas comunidades e, assim, qualificar o debate durante a Pré-Conferência Municipal de Juventude no próximo ano”, detalha Filipe Antônio Araújo, militante do Mirim Brasil e um dos conselheiros, junto com Nina Moura. A conferência está prevista para ser realizada no fim de 2018.

Antes das ações nos bairros, será a vez dos próprios membros do conselho participarem de uma formação sobre o Estatuto da Juventude e análise do Plano Municipal de Juventude, programada ainda para o mês de novembro, com um especialista em monitoramento de orçamento para juventude.

As duas atividades são organizadas pela Comissão de Formação do conselho, que foi criada com o objetivo de desenvolver metodologias e sistematizar informações políticas voltadas tanto para os conselheiros quanto para a população jovem em geral da cidade.   

Nina Moura e Filipe Antônio Araújo são militantes do Mirim Brasil e membros do Conselho de Juventude do Recife

3ª reunião do conselho

As ações formativas foram um dos temas debatidos durante a terceira reunião ordinária do Conselho de Políticas Públicas de Juventude do Recife, realizada na quarta-feira, 8 de novembro, da qual participaram Nina e Filipe.   

Também foram discutidas questões como o caráter consultivo e não deliberativo das comissões, sejam elas permanentes ou temporárias, do conselho; e a participação de algum(a) membro do conselho no próximo encontro, em dezembro, do Comitê Intersetorial da Juventude, instância composta por diversas secretarias da Prefeitura do Recife para compartilhar as ações desenvolvidas por cada pasta voltadas para a juventude da cidade.

Durante a reunião, o representante no conselho da Secretaria Executiva de Juventude do Recife informou que a prefeitura vai lançar edital no começo de 2018 para selecionar dez projetos comunitários de jovens que tenham relação com o que diz o Plano Municipal de Juventude. O orçamento previsto é de R$ 50 mil, R$ 5.000 para cada projeto. A secretaria também comunicou que está elaborando um diagnóstico sobre a situação juvenil do Recife, que deve ser divulgado no próximo ano.

Share.

About Author

Foto de perfil de Fabi Maranhão

Jornalista-militante, feminista e vegana.

Leave A Reply

Pular para a barra de ferramentas