Jovens do Mirim Brasil e de 5 países têm encontro com líder das Mães da Praça de Maio

0

Jovens do Mirim Brasil e de cinco países tiveram no começo de dezembro um encontro com a líder histórica da Associação Mães da Praça de Maio.

O grupo formado por cerca de 30 jovens foi recebido pela ativista Hebe de Bonafini, de 89 anos, no casarão que abriga a associação, em Buenos Aires. Durante cerca de uma hora, os e as jovens tiveram uma verdadeira aula de política, militância e luta. 

“Temos a obrigação de fazer política. A política tem que ser parte da vida”, ensinou Hebe. A entidade foi fundada em 1977, em plena ditadura militar na Argentina (1976-1983), para lutar por notícias dos desaparecidos e das desaparecidas políticas.

Estima-se que 30 mil pessoas sumiram no país entre os anos de 1976 e 1983. “Somos mães de todos eles e todas elas. Se continuamos lutando é porque somos mães de todos e todas; socializamos a maternidade”, disse.

Durante o encontro, os e as jovens tiveram a oportunidade de falar um pouco sobre o trabalho das organizações nas quais militam. O líder da delegação brasileira, Caetano Azevedo, de 20 anos, comentou brevemente sobre os 27 anos de luta do Mirim Brasil em prol dos direitos de crianças, adolescentes e jovens.

Jovens de seis países da América Latina e Europa posam para foto ao lado de líder histórica da Associação Mães da Praça de Maio, em Buenos Aires

Projeto AYNI

A visita à Associação Mães da Praça de Maio fez parte da programação de um seminário realizado na capital argentina sobre participação juvenil e incidência sobre políticas públicas.

O evento reuniu representantes de seis entidades: Consejo de la Juventud de España, APDENA (Asociación para la Promoción de los Derechos del Niño y el Adolescente (Argentina), Mirim Brasil, Grupo Génesis Panamá Positivo, Cauce Ciudadano Asociación Civil (México) e Conselho Nacional de Juventude (Portugal).  

O seminário foi promovido pelo FLACJ (Foro Latinoamericano y Caribeño de Juventudes), do qual o Mirim faz parte, em parceria com o Consejo de la Juventud de España.

Share.

About Author

Foto de perfil de Fabi Maranhão

Jornalista-militante, feminista e vegana.

Leave A Reply

Pular para a barra de ferramentas