Jovens do Mirim debatem refúgio e migração em seminário no Peru

0

Adolescentes e jovens militantes do Mirim Brasil estiveram este mês em Lima, no Peru, para debater os desafios enfrentados pela juventude em relação a refúgio e migração durante seminário regional da América Latina do projeto OTM (On The Move).

O evento contou com a presença de cerca de 15 representantes de entidades do Brasil (Mirim Brasil), Peru (Los Cachorros e Nuevo Mundo) e Bolívia (Nueva Generación), além da coordenação do IFM-SEI International Falcon Movement – Socialist Educational International (Movimento Internacional dos Falcões – Educação Socialista Internacional, em português), que organiza o projeto.  

Representaram o Mirim no evento Caetano Azevedo, de 20 anos, Lívia Oliveira, de 16 anos, e Maria Luíza Melo, de 22 anos.    

O objetivo do seminário regional foi, segundo Caetano, “compartilhar conhecimentos entre o IFM-SEI e seus membros e entre os membros entre si sobre migração e refugiados”. “Os encontros regionais são oportunidades que as organizações têm para se conhecerem melhor e trabalharem juntas”.

“Esse seminário mostrou o quanto precisamos nos integrar com as organizações da América Latina, para compartilharmos conhecimento, experiências, história e descobrirmos o que temos em comum e o que temos de diferente”, acrescentou Caetano.

Para Maria Luíza, participar do evento foi divertido e um momento de muito aprendizado. “A cada segundo que estávamos lá, aprendemos mais e mais”. Ela ressalta a chance de construir projetos tendo em mente à realidade, indo além da teoria que é ensinada na faculdade. Já Lívia destaca a oportunidade de conhecer e entender outras culturas e ver jovens “se ajudando para além de barreiras, como a do idioma”. 

O projeto On The Move começou em 2016, se estenderá ao longo de 2018 e envolve 12 entidades da América Latina, África e Europa, todas membros do IFM-SEI. A organização é um movimento de educação em direitos que reúne mais de 30 organizações em todos os continentes. O Mirim ocupa atualmente a presidência da entidade. 

Share.

About Author

Foto de perfil de Fabi Maranhão

Jornalista-militante, feminista e vegana.

Leave A Reply

Pular para a barra de ferramentas