Jovem do Mirim participa de atividades na Espanha de projeto sobre participação juvenil

0

O jovem militante do Mirim Brasil Caetano Azevedo, de 21 anos, esteve no começo de abril na Espanha, onde participou de atividades no âmbito do Projeto AYNI, uma parceria entre o FLACJ (Foro Latinoamericano y Caribeño de Juventudes), do qual o Mirim faz parte, e o Conselho de Juventude da Espanha.

As atividades foram realizadas entre os dias 2 e 11 de abril, em Madri, e contou com a participação de uma pessoa representante de cada uma das entidades que integram o projeto: Consejo de la Juventud de España, APDENA (Asociación para la Promoción de los Derechos del Niño y el Adolescente (Argentina), Mirim Brasil, Grupo Génesis Panamá Positivo, Cauce Ciudadano Asociación Civil (México) e Conselho Nacional de Juventude (Portugal). 

Durante mais de uma semana, os e as jovens tiveram a oportunidade não apenas de acompanhar, mas  de vivenciar, de forma prática, o dia a dia da juventude que atua no Conselho de Juventude da Espanha, em uma ação chamada de “job shadowing”.

“A experiência que tive no “job shadowing” do Projeto AYNI foi indescritível. Pude conviver com um grupo de fenomenal de pessoas; sentir o efetivo exercício da horizontalidade durante todo o evento; a incrível troca de experiências com todas as pessoas envolvidas, especialmente com os/as companheiros/as latino-americanos/as; e tive a oportunidade de conhecer a reivindicação de direitos e incidência política da juventude em um contexto tão distinto da minha realidade. Tudo isso vai ser algo que levarei para sempre para a minha vida e militância”, descreve Caetano. 

Ao longo da semana, os e as jovens também fizeram visitas a diversos conselhos, associações, organizações e institutos de juventude de várias partes da Espanha. 

Projeto AYNI

O Projeto AYNI, uma parceria entre o FLACJ e o Conselho de Juventude da Espanha, tem como objetivo impulsionar a participação de jovens da América Latina no processo de tomada de decisão e incidência em políticas públicas.

O projeto teve início em julho de 2017, terá duração de um ano e foi idealizado para promover a cooperação entre Europa e América Latina no compartilhamento de boas práticas, aprofundamento de conhecimentos e qualificação de organizações juvenis no desenvolvimento de um trabalho mais efetivo no âmbitos local, regional e internacional.

Share.

About Author

Foto de perfil de Fabi Maranhão

Jornalista-militante, feminista e vegana.

Leave A Reply

Pular para a barra de ferramentas