share

COMPARTILHAR

12 de February de 2019

#Juventude

Juventudes de Pernambuco cobram pleno funcionamento de Conselho Estadual

O Mirim Brasil e outras entidades integrantes do Fojupe (Fórum das Juventudes de Pernambuco) participaram nesta terça-feira (12) de uma audiência no MPPE (Ministério Público de Pernambuco) com a presença do secretário executivo de Políticas para a Criança e Juventude do Estado, Félix Aureliano Guedes. A reunião foi um pedido do Fojupe e coordenada pelo promotor de Justiça Maxwell Vignoli.

A retomada do Conselho Estadual de Políticas Públicas de Juventude de Pernambuco foi a principal pauta do encontro. Na sessão, o tesoureiro do Mirim Brasil e representante da entidade no Fórum, Filipe Antônio, reivindicou orçamento para garantir transporte, hospedagem e alimentação dos conselheiros e conselheiras de regiões distantes da capital, para que eles e elas possam estar presentes nas próximas reuniões do conselho.

O secretário executivo justificou que algumas ações foram adiadas pela falta de recursos e tempo, principalmente. Além disso houve mudanças causadas pela transição de governo.  De acordo com o promotor, a reunião deverá ser uma constante até o poder público dar as condições para o pleno funcionamento do conselho. Félix se mostrou aberto ao diálogo e a atender às demandas do Fojupe.

"As organizações que atuam na defesa de direitos das juventudes estão lutando para que o Plano Estadual de Juventude no Estado de Pernambuco seja efetivado", ressalta a presidenta do Mirim Brasil, Sylvia Siqueira Campos. Para que isso ocorra, a presidenta expõe a necessidade de existir um Conselho Estadual de Políticas Públicas de Juventude forte e atuante. "É  importante envolver a juventude do Litoral ao Sertão, das áreas urbanas e rurais, de forma efetiva no monitoramento das ações e no aprimoramento delas.  Para isso é necessário condições materiais para esse deslocamento", disse. 

A presidenta reconheceu a trajetória de luta e cobrou ações do novo secretário. "Nós reconhecemos que o atual secretário executivo Félix Aureliano Guedes tem história na luta por direitos da juventude, porém, mais do que isso, é necessário que ele agora demonstre compromisso na execução da política em todas as suas dimensões e, principalmente, na participação dos e das jovens nesse processo de tomada de decisão sobre as políticas que afetam diretamente as suas vidas", destacou.

Eleições para o conselho

Durante a reunião também foi definida a agenda para a eleição de novos e novas integrantes do conselho. O edital do pleito deverá ser lançado ainda esta semana, e a eleição realizada no dia 30 de março. A posse dos novos conselheiros e novas conselheiras está prevista para ocorrer no mês de abril.