share

COMPARTILHAR

22 de February de 2019

#Juventude

MIRIM participa da construção da próxima Conferência Municipal de Juventude do Recife

Por mais um ano, o MIRIM participa da construção da Conferência Municipal de Juventude do Recife. A comissão de metodologia da conferência foi instalada na última quarta-feira (20), durante reunião do Conselho Municipal de Juventude do Recife, e começará os seus trabalhos a partir de março. O tesoureiro do MIRIM e conselheiro municipal de juventude, Filipe Antônio, faz parte desse grupo, junto com representantes da UJS (União da Juventude Socialista) e JSB (Juventude Socialista Brasileira).

A quarta edição da conferência, que é realizada a cada dois anos, ainda não tem data definida, mas deve ocorrer no segundo semestre deste ano. A Conferência Municipal de Juventude é o espaço maior de deliberação das políticas públicas de juventude do Recife.

De acordo com Filipe Antônio, o foco da conferência será a avaliação dos dois primeiros anos do Plano Municipal de Juventude do Recife, que foi construído na conferência passada e se tornou lei em 2016. 

Antes da conferência, serão realizadas pré-conferências nas seis RPAs (Região Político Administrativa) da capital pernambucana. "São momentos importantes para levar aos jovens educação em direitos das juventudes, o que é e o que acontecerá na assembleia e também para viabilizar candidaturas nas regiões", detalha Filipe Antônio. 

Após a conferência, está prevista a realização da eleição do Conselho Municipal de Juventude do Recife, para o biênio 2019 - 2021.

Conferências de juventude

Filipe Antônio explica que o Estatuto da Juventude prevê a realização conjunta de conferências municipais, estaduais e nacional. "É assim para que cada ente participe da construção das políticas públicas de juventude. E as pautas e participantes das estaduais e da nacional são escolhidos por meio de votação nas conferências locais".

"No entanto, vivemos uma conjuntura na qual o poder executivo federal demonstrou que não haverá nenhum tipo de conferência pública na esfera nacional", afirma Filipe. Segundo ele,  o secretário executivo estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Félix Aureliano, informou que, independente da nacional, será  realizada a Conferência Estadual de Pernambuco, e a Prefeitura do Recife segue na mesma linha.

"Em 2015, o MIRIM conseguiu apresentar mais de 30 propostas de projetos ou alteração de projetos [na Conferência Municipal de Juventude do Recife]. Dessas, 23 foram aprovadas. Também tivemos oito aprovadas na estadual e 13 na nacional, sendo uma destas últimas a sexta mais votada na Conferência Nacional, em Brasília", lembra Sylvia Siqueira Campos, presidenta do MIRIM.

Reunião do Conselho Municipal de Juventude

A última reunião do Conselho Municipal de Juventude do Recife contou com a presença do secretário executivo Félix Aureliano. Ele confirmou que a eleição do Conselho Estadual de Juventude será realizada no dia 30 de março e que, após empossados os novos conselheiros e novas conselheiras, será formada uma comissão para iniciar a construção do Plano Estadual de Juventude 2019-2029.

Durante o encontro, foram informadas as datas da Semana da Juventude do Recife deste ano, que ocorrerá entre os dias 25 e 30 de março e contará com atividades espalhadas por toda a cidade.